EFICIÊNCIA DE ORDENHA
O programa de eficiência de ordenha é a solução da QCONZ para as fazendas que procuram auxílio na redução do tempo de ordenha. A duração de uma ordenha é composta de várias etapas que são realizadas de forma sequencial como por exemplo o preparo dos animais pré ordenha, acoplamento dos conjuntos de teteiras, teste de caneca entre várias outras. A execução de cada tarefa pode diminuir a eficiência da mão de obra (MDO) caso não sejam realizadas de forma adequada e os resultados como a insatisfação da equipe, o aumento dos custos operacionais e a diminuição do bem-estar do rebanho podem ser observados.
O programa de eficiência de ordenha possui em sua matriz três pilares principais: o bem-estar animal, a gestão da qualidade do leite e a responsabilidade social. O bem-estar animal é trabalhado pois para uma ordenha eficiente acontecer, o rebanho precisa estar tranquilo durante o momento da retirada do leite e é sabido que não apenas a infraestrutura influencia, mas também o manejo dos animais. A gestão dos animais crônicos, o controle da mastite e os protocolos de prevenção de novos casos clínicos são parte essencial para que a ordenha aconteça de forma fluida e sem problemas.
Atualmente a mão de obra tem se destacado entre os maiores desafios dos produtores de leite. A eficiência de ordenha QCONZ tem como objetivo além da redução do tempo de ordenha, tornar a atividade mais simples e segura para as pessoas envolvidas. Tarefas reduzidas e simplificadas reduzem o esforço físico necessário na atividade e resultam em equipes mais dispostas e com tempo extra para descanso. As visitas são realizadas durante o momento de ordenha para que todo o processo de retirada do leite possa ser acompanhado.
A QCONZ conta com equipamentos de alta tecnologia que auxiliam a traçar e alcançar metas estabelecidas com a realidade de cada propriedade. Desta forma é possível construir um planejamento para cada inconformidade encontrada e assim, por meio de reuniões com toda equipe, priorizar as medidas corretivas. Com pequenas modificações no manejo é possível observar redução de até 30 minutos por ordenha, o que pode resultar em até 30 horas de economia no tempo da MDO, do equipamento e do rebanho.